domingo, 6 de março de 2011

Saiba como o YouTube está fazendo a transmissão do Carnaval de Salvador


Pela primeira vez, a festa de Salvador vai ter cobertura ao vivo e em alta definição pela Internet. Esta será a terceira experiência em transmissões ao vivo feitas pelo YouTube brasileiro. No final do ano passado, o site inaugurou a nova fase, com um show exclusivo para o Brasil. Foi um evento de música sertaneja que atraiu mais de um milhão de internautas conectados simultaneamente. E há pouco mais de uma semana, o canal apresentou um show de Ivete Sangalo para anunciar a tão esperada transmissão do Carnaval 2011.

Além de uma unidade móvel, serão mais de 10 câmeras na avenida, outras nos próprios trios elétricos. Mais de 50 profissionais estarão envolvidos na transmissão, que começa na quinta-feira que antecede o carnaval e seguirá no ar até terça-feira. E para que os gringos possam acompanhar e se juntar a esses foliões, o evento será transmitido em dois canais: um original em português e outro em inglês.

A transmissão pela internet é bem similar com o que acontece na TV. As imagens captadas pelas câmeras que cobrem a festa chegam até um caminhão como este, no qual são selecionadas as imagens que devem chegar até o internauta. Esta seleção é enviada por satélite para servidores do YouTube aqui no Brasil e também em outros países. Só então, elas são transmitidas pela internet em tempo real e chegam até a tela do seu computador ou smartphone.

Apesar de a transmissão ser feita em HD e com som digital, o usuário poderá ajustar a qualidade do vídeo à sua velocidade de conexão. Isso para evitar travamentos, já que nossa banda larga aqui no Brasil não é lá essas coisas. Com a novidade, espera-se que milhares de internautas possam se juntar aos foliões das ruas da capital baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário